Nove grandes escritores da Amazônia que você precisa conhecer.

A Amazônia possui escritores geniais, que você precisa conhecer. Hoje vamos indicar nove autores paraenses.



1- Lindanor Celina: romancista e cronista castanhalense, que viveu entre 1917 e 2003. Escreveu livros importantes como "Menina que vem de Itaiara" e "Estradas do tempo-foi".


2- Inglês de Sousa: um dos mais importantes escritores brasileiros. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Viveu entre 1853 e 1918. Dentre muitos obras é reconhecido pelos seus "Contos amazônicos" e pelo "Coronel Sangrado".


3- José Veríssimo: escritor, educador e jornalista. Também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Viveu entre 1857 e 1916. Escreveu "Cenas da vida amazônica" e diversos livros sobre a história da literatura no Brasil.


4- Bruno de Menezes (1893-1963): Poeta de reconhecido talento. É o autor de "Batuque", entre diversas obras.


5- Edyr Augusto (@edyraugusto):grande nome da literatura paraense contemporânea. Escreveu, entre outras obras, "Pssica" e "Bellhell". Vem conquistando projeção internacional.


6- Eneida de Moraes (1904-1971): jornalista, escritora e militante política. Seus livros foram por muito tempo leituras obrigatórias nas escolas, dada a sua importância para a literatura paraense.


7- Max Martins (1926-2009): um poeta inovador cuja obra merece muito reconhecimento.


8- Lucinha Medeiros (1942-2005): escritora, poeta e professora, de grande talento. Escrevia contos, poemas e obras de não-ficção.


9- Dalcídio Jurandir (1909-1979): um dos maiores nomes da literatura amazônica no século XX. Escreveu romances de inigualável valor histórico. Da nome ao principal prêmio literário do Estado do Pará.



#estanteamazonica#literaturaparaense#literaturaamazônica#edyraugustoproença#bookinstagrammer#bookinstagram#igliterário

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo